sábado, 20 de março de 2010

Banda Cantídio Gouvêa - Furiosa



A Banda Cantídio Gouvêa, conhecida como Banda Furiosa, foi fundada no dia 09 de Janeiro de 1947, por iniciativa de músicos bragantinos, que sentiam a necessidade de uma agremiação musical na cidade que congregassem os mesmos. Dessa maneira, saíram, pelas ruas da cidade coletando donativos, que eram depositados em cima de uma bandeira que era levada por alguns músicos, enquanto, os demais alternavam-se tocando marchas de carnaval, dobrados militares, entre outros tipos musicais.
Ao falarmos da "FURIOSA", não podemos esquecer de algumas figuras ilustres, como o Senador Lobão da Silveira, que foi um grande incentivador da arte musical em Bragança, conseguindo, por exemplo, verba federal, para a construção do prédio, que até hoje, abriga a sede da associação. O mesmo também, foi quem "importou" o carinhoso apelido de "Furiosa", para a Banda Cantídio Gouvêa, quando mandou confeccionar para a mesma um fardamento igual ao da banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, que era denominada de FURIOSA. Veio o fardamento e a nomeclatura.
Outra figura ilustre, trata-se do Sr. Alberto Fernandes de Alencar, que por muito tempo foi presidente da agremiação. Destacou-se, também como músico, compositor, mestre, sendo que diretamente, os músicos atuais, são descendentes diretos do mesmo. Dentre suas composições, a mais expressiva é o "Dobrado Lobão da Silveira", onde o mesmo faz uma justa homenagem ao Senador Lobão da Silveira.
Não podemos esquecer do Sr. Arão Monteiro da Silva, que na segunda metade da década de 198o, assumiu a regência da Banda Furiosa, o qual tive a felicidade de ser aluno, e onde, na atualidade, grande parte dos músicos atuais, da sociedade, também foram, ou tocaram com o mesmo.
Ressalto que na atualidade, temos o prazer de tocar com o músico Inácio da Silva Martins, que é o músico mais antigo da banda que ainda está na ativa, com mais de 50 anos de trabalhos. O mesmo também, por muito tempo foi o mestre da Banda, assim como, foi o organizador da Escola de Música do Grêmio Musical, denominada de Santa Cecília.
Gostaria, ainda, de fazer referencias ao saudoso músico Raimundo Ataíde de Oliveira, o famoso "Duquinha", amigo pessoal de grandes aventuras musicais, e que foi o músico que mais tempo, até a atualidade, prestou serviços a Banda. Esteve presente, desde o momento da Fundação (09/01/1947), até o ano de 2006, ou seja, foram aproximadamente 60 anos de dedicação à música.
Gostaria de finalizar, agradecendo a algumas pessoas que estão, nos últimos anos, fazendo a diferença, para a melhoria, tanto no aspecto físico, como na formação dos músicos. São essa pessoas, a Deputada Estadual Simone Morgado, que já destinou inúmeros recursos a nossa sociedade; Ao professor-músico Tony Soares, que sempre esteve dando apoio logístico; Ao Reginaldo Adilson , nosso presidente e a sua irmã Jane, que incasavelmente nos auxilia.

Por Elisamar Sousa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário