sexta-feira, 19 de março de 2010

Sustentabilidade: um desafio.

O desenvolvimento tecnológico alcançado pela sociedade, necessariamente significou uma demanda maior de recursos naturais, devido à estruturação da chamada sociedade de consumo e ocasionou, por um lado o surgimento e intensificação de inúmeros problemas ambientais, muitos decorrentes da quebra dos ciclos naturais, com o surgimento de novos materiais, onde muitos dos mesmos não sabemos, ainda, quanto tempo levará para serem absorvidos pela natureza.

A temática que envolve a questão ambiental tem ganhado espaço em todas as discussões, isso em todas as escalas, tornando-se uma constante nos últimos anos. Sabe-se que não somente os órgãos governamentais, mas também as instituições privadas estão voltando seu olhar para os problemas que atingem diretamente o meio ambiente. É nesse contexto que a educação ambiental vem ganhando cada vez mais espaço.

Abordar a temática ambiental em uma sociedade que infelizmente ainda privilegia o crescimento econômico, o consumo em massa, o espaço dos shopping centers, em detrimento da sustentabilidade, da racionalidade do consumo, da natureza, é bastante complicado.

Em especial, a questão do lixo, que para alguns é um problema e para muitos, pode significar um calçado, uma roupa ou uma refeição. É só uma questão de ponto de vista, ou melhor, de condição social.

Falar em mudanças nesse cenário torna-se mais complicado, quando observamos que as grandes nações industriais, não tem nenhum compromisso com a questão ambiental, a não ser que a mesma possa-lhes ser lucrativa. Falar em mudança desse quadro, necessariamente é falar em ruptura com os valores que estão estabelecidos. Mas quem seria capaz de trocar o conforto proporcionado por seu ar condicionado, pelo calor que aumenta gradativamente, praticamente em todos os centros urbanos?

Vale ressaltar que nas últimas décadas houveram vários acontecimentos, visando discutir os problemas ambientais, assim como, buscar um direcionamento para a solução dos mesmos, visando garantir as condições necessárias à vida para as futuras gerações.

Conclui-se que o atual paradigma de desenvolvimento sustentável está ainda muito relacionado aos interesses econômicos e enquanto esse relacionamento não for amenizado, os problemas ambientais continuaram a surgir ou se intensificar, em maior escala do que as soluções.


Por Elisamar Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário